Óleo de cártamo Efeitos Colaterais
O óleo de cártamo é comumente utilizado na fabricação de vários alimentos, e também é conhecido por ter muitas propriedades medicinais e benefícios.
No entanto, muitas pessoas estão em duvida sobre os efeitos colaterais do óleo de cártamo. Este artigo vai esclarecer sobre os efeitos colaterais do óleo de cartamo.
O que é óleo de cartamo?
O óleo de cártamo é um óleo vegetal obtido a partir das sementes da planta de cártamo um membro da família Asteraceae.
O Cártamo, cientificamente conhecido como Carthamus tinctorius , é altamente ramificada, herbácea anual, que é caracterizada por longos espinhos afiados nas suas folhas. As plantas de cártamo crescem entre 30 a 150 cm de altura e produzem flores amarelo-brilhante, de cor alaranjada ou flores de cor vermelha. Esta planta é cultivada principalmente para o óleo vegetal, que é extraído das suas sementes.
O óleo de cártamo é um óleo incolor e insípido e é nutricionalmente similar ao óleo de girassol. Ele tem uma variedade de utilizações. O óleo de cártamo é utilizada no cozimento, em molho de salada, como um ingrediente em vários cosméticos, em medicamentos para tratar várias doenças, e que também pode ser tomado como um suplemento nutricional.
O Óleo de cártamo começou a crescer em popularidade na década de 1960. É facilmente disponível em muitas lojas de alimentos naturais e suplementos e é um dos componentes de uma grande variedade de produtos comerciais.
O óleo de cártamo vem em duas variedades distintas
(1) Monoinsaturadas
(2) Polinsaturadas
Tendo cada um diferentes propriedades e utilizações:
Monoinsaturadas
O óleo de cártamo é rico em ácido oleico e é bastante estável no armazenamento. No entanto, ele tem de ser armazenado num local fresco e escuro a impedi-lo de ficar rançoso.
Óleo de cártamo Polinsaturado tem um elevado teor de ácido linoleico e é mais propenso a tornar-se rançoso. Não deve ser usado no cozimento de calor elevado, como ele converte o óleo em certos compostos químicos, que pode adicionar um sabor desagradável ao alimento. No entanto, uma vez que contém quantidades elevadas de gorduras poli-insaturados, que auxilia na produção de prostaglandinas no corpo. Além disso, o óleo de cártamo é rico em ácidos graxos ômega-6 e podem ser altamente benéficos para a nossa saúde.
Leia também: Para que serve o óleo de prímula?
Efeitos colaterais de óleo de cártamo
O óleo de cártamo é obtido a partir de uma planta que pertence à família das Asteraceae. Apesar das várias vantagens e utilizações de óleo de cártamo, existem alguns perigos associados com o uso deste óleo.
Muitas pessoas são alérgicas ou hipersensibilidade a plantas da família Asteraceae ou Compositae, como a margarida, ambrósia, calêndula, e crisântemo. Assim, os pacientes que são sensíveis ou alérgicas a tais plantas, podem sofrer reações alérgicas ao tomar óleo de cártamo.
Óleo de cartamo efeitos colaterais comuns
- Causados a pessoas alérgicas
vômitos
arroto
fezes moles
Diarreia
Perda de apetite
Indigestão
Calafrios
tremendo
Tontura
Dor de cabeça
sono
suando
Dor no peito
Dor nas costas
Estes efeitos colaterais são leves e geralmente, desaparecem dentro de alguns dias.
Óleo de cartamo efeitos colaterais graves
A hipertermia - Esta é uma condição na qual a temperatura do corpo aumenta - torna-se mais elevada do que a temperatura normal do corpo. O uso excessivo de óleo de cártamo súbito causa aumento de calor no organismo, o que pode levar a emergências médicas.
A hiperlipemia - Se o óleo de cártamo é consumido em grandes quantidades, em seguida, ele pode aumentar a quantidade de gordura no sangue, o que pode resultar em hiperlipidemia. É uma condição na qual as lipoproteínas / lípidos no sangue aumentam, o que pode ser sério.
Dispneia - É uma condição em que se pode sentir falta de ar devido ao excesso de consumo do óleo. Pode-se também sentir o aperto de peito e asfixia também. É sempre melhor para chamar os serviços de emergência em tais casos, para evitar complicações.
Severa dor no peito - Óleo de cártamo, se tomado em pequenas quantidades não prejudica o corpo, mas se usado em grandes quantidades, ele pode levar a dor no peito e, eventualmente, problemas cardíacos também.
Trombocitopenia - O uso excessivo do óleo de cártamo faz com que o sangue fique mais fino, o que reduz as plaquetas presentes no sangue, levando a uma condição denominada trombocitopenia.
Hipercoagulabilidade - O uso excessivo de óleo de cártamo pode formar fibrina no sangue que aumenta o risco de coagulação do sangue. Isso faz com que os coágulos de sangue nos vasos sanguíneos, o que é conhecido como hipercoagulabilidade.
Aumento transitório das enzimas hepáticas - As enzimas hepáticas são um tipo especial de proteína que causam reações químicas necessárias em nosso corpo. Se houver um aumento transiente em destas enzimas por uso excessivo de óleo de cártamo, pode afetar a função do fígado e pode conduzir a complicações.
Ulceras : Se você tem úlceras ou problemas de sangramento no estomago, o óleo de cártamo não devem ser consumido em combinação com medicamentos para afinar o sangue, uma vez que aumenta o seu efeito, aumentando assim o risco de hemorragia.
Gravidez : O óleo de cártamo não deve ser consumido durante a gravidez Uma vez que pode prejudicar o feto.
O óleo de cártamo, usado como parte de uma dieta equilibrada e dentro da quantidade recomendada para uso, não causa quaisquer efeitos colaterais graves.
No entanto, se consumidos em grandes quantidades, que podem levar a várias complicações.
O Óleo de cártamo contém ômega-6 ácidos graxos, e o excesso desses ácidos graxos no organismo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Grávidas e lactantes devem evitar a ingestão de óleo de cártamo. É aconselhável consumir óleo de cártamo dentro da quantidade indicada a fim de evitar quaisquer reações adversas.
Leia também: Oleo de Cartamo e Chia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua parcipação